SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número1Avaliação da eficiência de ilhas flutuantes com plantas para a melhoria da qualidade hídrica de ecossistemas aquáticosValidação do inventário de compensação de Young para a população campinense índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Aletheia

versión impresa ISSN 1413-0394

Resumen

LEITES, Fernanda Mariano; SEIXAS, Karina de Oliveira; SOUZA, Alexandra de  y  SILVA, Luciano Dondé da. Uso da ventilação proporcional assistida e pressão de suporte ventilatório no desmame de pacientes traqueostomizados. Aletheia [online]. 2021, vol.54, n.1, pp. 28-34. ISSN 1413-0394.  http://dx.doi.org/DOI10.29327/226091.54.1-3.

RESUMO A ventilação mecânica invasiva (VMI) tem como objetivo melhorar trocas gasosas e reduzir o trabalho ventilatório de pacientes críticos. O desmame em traqueostomia é realizado usando modo ventilatório espontâneo e períodos fora da VMI de forma progressiva. O modo ventilatório utilizado pode ser, entre outros, ventilação por pressão (PSV) ou ventilação proporcional assistida (PAV). O objetivo foi comparar o uso do modo PSV e PAV no desmame de pacientes traqueostomizados. Foram recrutados 14 indivíduos, alocados em dois grupos, PSV e PAV, realizaram protocolo de desmame e ao final foram avaliadas as variáveis tempo de VMI em traqueostomia, tempo de desmame ventilatório e taxas de sucesso de desmame. O grupo PAV obteve uma mediana melhor no desfecho dias de desmame, mas sem diferença estatisticamente significativa (p=0,459). Nosso estudo não sustenta o modo PAV como melhor escolha para desmame em pacientes traqueostomizados, são necessários novos estudos com tamanho amostral maior.

Palabras clave : fisioterapia; UTI; ventilação mecânica invasiva.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License