SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número1Profissionais de TI: Um estudo sobre as forças pessoais/de caráterSentidos produzidos por ouvidores de vozes sobre suas experiências com as vozes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Aletheia

versión impresa ISSN 1413-0394

Resumen

MONTANHAUR, Carolina Daniel; RODRIGUES, Olga Maria Piazentin Rolim  y  ARENALES, Nadja Guazzi. Saúde emocional materna e tempo de internação de neonatos. Aletheia [online]. 2021, vol.54, n.1, pp. 55-63. ISSN 1413-0394.  http://dx.doi.org/DOI10.29327/226091.54.1-6.

RESUMO O presente estudo teve como objetivo descrever indicadores de saúde emocional de mães de bebês internados, considerando o tempo de internação em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Participaram 50 mães de bebês que estavam internados na UTIN da Maternidade Santa Isabel, em Bauru, SP. Para a caracterização da amostra utilizou-se de um questionário sociodemográfico com informações sobre as mães e os bebês. Para a avaliação da saúde emocional materna utilizou-se da Escala de Estresse Percebido (PSS - 14), o Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE) e o Inventário de Depressão de Beck (BDI-II). As mães responderam aos instrumentos em seus quartos ou nas dependências da UTI. Os resultados apontaram para índices mais altos de estresse (38%), ansiedade traço (54%) e ansiedade estado (64%). Das mães, 56% apresentaram dois ou mais indicadores clínicos de saúde emocional. Quanto maior o tempo de internação maior a depressão e a ansiedade estado. Os resultados sugerem atenção terapêutica às mães de bebês em UTIN.

Palabras clave : Saúde emocional materna; Tempo de internação; Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License