SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número1Saúde emocional materna e tempo de internação de neonatosO crime de feminicídio sob o olhar da psicologia forense índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

COUTO, Maria Laura de Oliveira  e  KANTORSKI, Luciane Prado. Sentidos produzidos por ouvidores de vozes sobre suas experiências com as vozes. Aletheia [online]. 2021, vol.54, n.1, pp. 64-73. ISSN 1413-0394.  http://dx.doi.org/DOI10.29327/226091.54.1-7.

RESUMO O presente estudo tem como objetivo conhecer os sentidos produzidos por ouvidores de vozes sobre suas experiências com as vozes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório. Se deu através de entrevistas semi-estruturadas realizadas com dezesseis ouvidores de vozes usuários de um Centro de Atenção Psicossocial da cidade de Pelotas/RS. Evidenciou-se que o sentido que o ouvidor atribui às vozes é subjetivo, individual, e dependente de fatores externos, como os discursos a que esse ouvidor é exposto no seu meio histórico e social ao longo do tempo. Fica nítida a importância de não se minimizar as características e os conteúdos das vozes, a fim de auxiliar os ouvidores a estabelecerem sentidos e possíveis relações com suas histórias de vida.

Palavras-chave : ouvidores de vozes; alucinação auditiva; produção de sentido.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License