SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número1Sentidos produzidos por ouvidores de vozes sobre suas experiências com as vozesAvaliação de aspectos emocionais e comportamentais de crianças com Transtorno do Espectro Autista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

SILVA, Carine Pires da  e  SCHERMANN, Luciana Azambuja. O crime de feminicídio sob o olhar da psicologia forense. Aletheia [online]. 2021, vol.54, n.1, pp. 74-84. ISSN 1413-0394.  http://dx.doi.org/DOI10.29327/226091.54.1-8.

RESUMO O crime de feminicídio é caracterizado pelo assassinato de mulheres em razão do gênero. Este estudo visa compreender o papel do psicólogo forense nos casos de feminicídio, os desafios encontrados para desempenhar um trabalho de qualidade, bem como identificar o perfil mais comum do agressor. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, tendo como instrumento a entrevista semiestruturada. A amostra foi constituída por quatro psicólogos que atuam na área forense e classificadas por categorias. Dentre os principais resultados, destaca-se a grande demanda de trabalho, que afeta a qualidade das atividades técnicas. Sobre o perfil do agressor, são indivíduos com traços de sociopatia, assim como sujeitos com intenso sentimento de posse e ciúme patológico, características que desencadeiam o comportamento violento. Foi enfatizado também a importância de se ter profissionais mais bem capacitados para atuar nos crimes de feminicídio.

Palavras-chave : Crime de Feminicídio; Psicólogo Forense; Perfil do Agressor.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License