SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 issue1The crime of femicide from the perspective of forensic psychologySocioeconomic factors and children's health in a context of violence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

ALMEIDA, Fernanda Saraiva; GIORDANI, Jaqueline Portella; YATES, Denise Balem  and  TRENTINI, Clarissa Marceli. Avaliação de aspectos emocionais e comportamentais de crianças com Transtorno do Espectro Autista. Aletheia [online]. 2021, vol.54, n.1, pp. 85-95. ISSN 1413-0394.  http://dx.doi.org/DOI10.29327/226091.54.1-9.

RESUMO O Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem início precoce e é caracterizado predominantemente por prejuízos persistentes na comunicação social recíproca/interação social e por padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. Pesquisas apontam que indivíduos com TEA apresentam altas taxas de problemas emocionais e de comportamento. O objetivo do presente estudo é avaliar os aspectos emocionais e comportamentais através do Child Behavior Checklist (CBCL) em crianças que preencheram critérios para o diagnóstico de TEA. Trata-se de um estudo descritivo, quantitativo e retrospectivo. No CBCL/1½-5, contatou-se que a escala Problemas do Espectro Autista apresentou escore clínico. Quanto ao CBCL/6-18, as escalas Retraimento, Problemas de Pensamento, Problemas de Atenção e Problemas de Estresse (DSM) apresentaram sintomatologia clínica. Os achados desse estudo estão de acordo com outras pesquisas da área. Os resultados do presente estudo sugerem que o CBCL é útil para a identificação de sinais de alerta de TEA.

Keywords : Avaliação Psicológica; CBCL; Transtorno do Espectro Autista.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License