SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número1Avaliação de aspectos emocionais e comportamentais de crianças com Transtorno do Espectro AutistaAbordagem cognitivo-comportamental na escola: possibilidades de intervenção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

AQUINO, Erick Verner de Oliveira et al. Fatores socioeconômicos e saúde de crianças em contexto de violência. Aletheia [online]. 2021, vol.54, n.1, pp. 96-104. ISSN 1413-0394.  http://dx.doi.org/DOI10.29327/226091.54.1-10.

RESUMO Esse estudo objetivou analisar a violência infantil no contexto brasileiro, correlacionando-a com fatores socioeconômicos, socioculturais, geracionais e de gênero, investigando o impacto dos mesmos na saúde das crianças. Realizou-se um estudo epidemiológico descritivo, realizado a partir de dados de artigos científicos e documentos oficiais sobre e violência infantil, além do banco de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e da plataforma SciELO e Google Acadêmico. Encontrou-se uma maior prevalência de violência física e negligência, maior índice de violência sexual contra o sexo feminino e negligência no sexo masculino. Os principais agressores identificados foram o pai e a mãe. Acerca da etnia, crianças pardas foram as mais agredidas, bem como as de menor escolaridade. As consequências da violência infantil se estendem para além do momento da agressão, ao perturbar funções cognitivas e mesmo influenciar na gênese de transtornos psiquiátricos.

Palavras-chave : Maus-Tratos Infantis; Fatores Socioeconômicos; Saúde da Criança.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License