SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número1Fatores socioeconômicos e saúde de crianças em contexto de violênciaCuidados Psicológicos à Trabalhadores do Serviço Funerário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

JAGER, Márcia Elisa; TORRES, Isadora Esteve; FREITAS, Laís Ismael  e  SANTOS, Samara Silva dos. Abordagem cognitivo-comportamental na escola: possibilidades de intervenção. Aletheia [online]. 2021, vol.54, n.1, pp. 105-112. ISSN 1413-0394.  http://dx.doi.org/DOI10.29327/226091.54.1-11.

RESUMO O objetivo deste artigo é descrever técnicas grupais desenvolvidas nas turmas do 3º e 6º ano do ensino fundamental de uma escola municipal situada em uma cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul. As técnicas tiveram o intuito de intervir em demandas escolares associadas a relações interpessoais e comportamentos desafiadores e opositores tendo como base os pressupostos teóricos e práticos da abordagem cognitivo-comportamental. Os grupos foram homogêneos, com média de 10 estudantes, com objetivo de psicoeducação e de orientação/ treinamento, visando a promoção de saúde na escola. A experiência relatada colabora com a práxis metodológica da área a qual pertence, oferecendo relatos de práticas singulares que podem ser adaptadas a outros contextos e demandas escolares similares.

Palavras-chave : Terapia cognitiva; Educação; Psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License