SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número1Abordagem cognitivo-comportamental na escola: possibilidades de intervençãoIntervenção em psicologia positiva com mães na pediatria: relato de experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

CARVALHO, Cecilia Côrtes et al. Cuidados Psicológicos à Trabalhadores do Serviço Funerário. Aletheia [online]. 2021, vol.54, n.1, pp. 113-119. ISSN 1413-0394.  http://dx.doi.org/DOI10.29327/226091.54.1-12.

RESUMO Este relato de experiência discute um eixo de um projeto de ensino, pesquisa e extensão multi e interdisciplinar sobre educação e humanização da morte. Trata-se de ações da Psicologia destinadas à saúde mental dos trabalhadores do serviço funerário da cidade de São Paulo. A intervenção dividiu-se em duas etapas: visitas aos cemitérios, para aproximação daqueles pesquisadores à realidade e às demandas desses servidores; e oficinas com técnicas de dinâmica de grupo. Estas aconteceram por cinco meses, contaram com 130 participantes - motoristas, sepultadores, "veloristas", supervisores e gestores de recursos humanos - e tiveram como facilitadoras as integrantes da graduação e da pós-graduação em Psicologia. A análise das oficinas evidenciou, da parte dos servidores, sensibilização para suas necessidades em favor da saúde mental, percepção do valor de cuidado e humanização em suas relações profissionais e pessoais. Ademais, ações como essa realçaram a relevância de frequente acolhimento psicólogico a trabalhadores de serviços funerários.

Palavras-chave : Morte; Relações profissionais; Humanização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License