SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 issue1Psychological Care of Funeral Service WorkersPsychology in the service network for women in situation of conjugal violence: A systematic review in Latin America author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

SILVA, Doralúcia Gil da et al. Intervenção em psicologia positiva com mães na pediatria: relato de experiência. Aletheia [online]. 2021, vol.54, n.1, pp. 120-125. ISSN 1413-0394.  http://dx.doi.org/DOI10.29327/226091.54.1-13.

RESUMO Mães exercem papel importante no processo de hospitalização das crianças. As intervenções em psicologia positiva podem contribuir com o fortalecimento dos recursos positivos delas, o que por sua vez auxilia na recuperação da saúde das crianças. Este estudo teve por objetivo apresentar o relato da aplicação e avaliação de uma intervenção em psicologia positiva para mães de crianças hospitalizadas, visando demonstrar evidências de utilidade clínica da intervenção. A intervenção buscou diminuir sintomas de estresse, ansiedade e depressão, aumentar os níveis de bem-estar subjetivo e promover o uso de estratégias de enfrentamento adaptadas ao contexto da hospitalização infantil entre as mães. Os resultados mostraram que o procedimento pode ter auxiliado as mães usarem estratégias favorecedoras durante a hospitalização, bem como alternarem o seu uso conforme a demanda. Além disso, elas puderam vislumbrar elementos positivos presentes e sentirem-se apoiadas.

Keywords : psicologia positiva; pediatria; família.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License