SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número1Intervenção em psicologia positiva com mães na pediatria: relato de experiênciaRevisão narrativa sobre a automutilação não suicida entre adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

BARBOSA, Thamires Pereira et al. A Psicologia na rede de atendimento à mulher em situação de violência conjugal: Uma revisão sistemática na América Latina. Aletheia [online]. 2021, vol.54, n.1, pp. 126-135. ISSN 1413-0394.  http://dx.doi.org/DOI10.29327/226091.54.1-14.

RESUMO A violência contra a mulher é considerada mundialmente como um problema de saúde pública e a América Latina tem sido apontada como a região de maior incidência deste tipo de violação. Esta revisão sistemática objetivou investigar a produção científica latino-americana sobre serviços de atendimento à mulher vítima de violência que incluam psicólogos em suas equipes. Foram realizadas buscas nas bases de dados Scielo, Lilacs, e Portal Capes, com os descritores "violência contra a mulher", "violência doméstica contra a mulher", "psicologia", "psicología", "violencia contra las mujeres", "violencia doméstica contra la mujer". Considerou-se apenas artigos publicados na América Latina, nos idiomas português e espanhol, durante os últimos 5 anos. No total, 10 estudos foram analisados na íntegra. Esta revisão permitiu constatar que ainda há lacunas na rede de atendimento, que dizem respeito não apenas à atuação do psicólogo, mas também às diferentes áreas que compõem as redes de acolhimento à mulher.

Palavras-chave : violência contra a mulher; psicologia; rede de atendimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License