SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 issue1Psychology in the service network for women in situation of conjugal violence: A systematic review in Latin AmericaWhere recreational use ends and addiction to electronic games starts: a literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

MUHLEN, Mara Cristiane von  and  CAMARA, Sheila Gonçalves. Revisão narrativa sobre a automutilação não suicida entre adolescentes. Aletheia [online]. 2021, vol.54, n.1, pp. 136-145. ISSN 1413-0394.  http://dx.doi.org/DOI10.29327/226091.54.1-15.

RESUMO Nas últimas décadas, pode se perceber o aumento dos comportamentos de automutilação na adolescência. Embora isso possa ser explicado pelo crescente interesse de pesquisadores e especialistas em estudo esse fenômeno, é notório que a automutilação não suicida, considerada até recentemente como um comportamento específico inerente a quadros patológicos graves, tem sido utilizada como uma estratégia de enfrentamento mal-adaptativa por um número expressivo de adolescentes pelo menos uma vez na vida ou até mesmo por todo o período da adolescência. Nesta revisão narrativa de educação continuada a automutilação não suicida será discutida em termos de prevalências, funções e fatores associados. Os resultados apontam expressivas prevalências de automutilação não suicida em âmbito mundial, ligada a diversas funções e fatores associados relativos a aspectos sociodemográficos, individuais de manejo de problemas e emoções e psicossociais relacionais.

Keywords : Automutilação não suicida; adolescência; fatores associados.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License