SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 issue2Analysis of coping strategies in caregivers of congenital heart disease children: a comparative studyClimacteric and menopause: relationship between body image and associated symptoms in riverside women in the Amazon author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

SATO, Lucia Yulico Ishii; CARDOZO, Luiza Fernandes; MAINARDES, Veridiana Catelan  and  MAINARDES, Sandra Cristina Catelan-. Atualização sobre transtorno e déficit de atenção/hiperatividade e medicalização nas escolas municipais do ensino fundamental de Maringá. Aletheia [online]. 2021, vol.54, n.2, pp. 15-24. ISSN 1413-0394.  http://dx.doi.org/DOI10.29327/226091.54.2-2.

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento e representa uma preocupação significativa, principalmente, em crianças em idade escolar. Esta pesquisa busca fornecer atualizações sobre a medicalização e o TDAH presentes na realidade escolar do ensino fundamental da cidade de Maringá-PR. Para isso, utilizou-se um questionário semiestruturado em 8 Instituições de Ensino Básico, distribuídas em 4 regiões da cidade, no período de 2015 a 2016. A amostra contou com 2.367 estudantes de 6 a 10 anos. Os dados foram analisados de forma quantitativa e qualitativa e, a partir destes, observou, percentualmente, o índice de crianças com TDAH foi o esperado, não ultrapassando a média constante na literatura, e o medicamento prevalente foi o metilfenidato. Entretanto, percebemos que sem a adequação pedagógica e a falta de sinergia entre o uso do medicamento ao acompanhamento psicológico, o transtorno pode não estar sendo resolvido, mas apenas mascarado.

Keywords : TDAH; Medicalização; Ensino Fundamental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License