SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número2Atualização sobre transtorno e déficit de atenção/hiperatividade e medicalização nas escolas municipais do ensino fundamental de MaringáExperiência subjetiva quanto ao uso da realidade virtual em indivíduos com lesão da medula espinal traumática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

CAMPOS, Chirlene de Souza; SANTOS, Ana Maria Pujol Vieira dos  e  MARTINS, Maria Isabel Morgan. ClimatÚrio e menopausa: relašNo da imagem corporal e sintomas associados em mulheres ribeirinhas na Amaz?nia. Aletheia [online]. 2021, vol.54, n.2, pp. 25-34. ISSN 1413-0394.  http://dx.doi.org/DOI10.29327/226091.54.2-3.

RESUMO O climatÚrio/menopausa Ú caracterizado por intensas alteraš§es morfofisiol?gicas e comportamentais. O objetivo foi identificar os sinais e sintomas do climatÚrio/menopausa e a sua relašNo com a Imagem corporal de mulheres ribeirinhas de uma regiNo da Amaz?nia Brasileira. Estudo incluiu 100 mulheres de seis comunidades ribeirinhas de Itaituba/Parß. Os instrumentos utilizados foram: o questionßrio sociodemogrßfico, a Escala dos Sinais e Sintomas da Menopausa (MRS) e a Escala de Silhuetas de Stunkard. Para avaliar as associaš§es entre as varißveis categ?ricas, o teste qui-quadrado de Pearson e teste exato de Fisher foram utilizados, (p≤0,05). Os resultados indicaram que 76% das mulheres estavam insatisfeitas com a sua imagem corporal, seja porque queriam ter corpos menores ou corpos maiores. Em relašNo aos sintomas do climatÚrio/menopausa, estes sNo percebidos de forma moderada pelas mulheres. ConclusNo: Se faz necessßrio levar as mulheres o conhecimento desta fase da vida e assim promover sa?de neste importante perÝodo da vida.

Palavras-chave : Imagem Corporal; ClimatÚrio/Menopausa; PopulašNo Ribeirinha.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License