SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número2ClimatÚrio e menopausa: relašNo da imagem corporal e sintomas associados em mulheres ribeirinhas na Amaz?niaHabilidades sociais e uso de mídias sociais por adolescentes no ensino médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

GOMES, Danyane Simão; LACORT, Alessa Adriana Pereira; REIS, Juliana Ribeiro Gouveia  e  TONELLO, Maria Georgina Marques. Experiência subjetiva quanto ao uso da realidade virtual em indivíduos com lesão da medula espinal traumática. Aletheia [online]. 2021, vol.54, n.2, pp. 36-43. ISSN 1413-0394.  http://dx.doi.org/DOI10.29327/226091.54.2-4.

RESUMO O objetivo do estudo foi avaliar e comparar o nível de dor e as percepções de esforço de indivíduos com lesão da medula (LME) e indivíduos sem deficiência durante a aplicação da imagética motora associada à realidade virtual (RV). Tratou-se de um estudo analítico intervencional caso-controle, envolvendo 16 indivíduos, divididos em dois grupos, com oito indivíduos em cada, sendo Grupo experimental (GE) e Grupo controle (GC). Os indivíduos realizaram uma caminhada virtual utilizando o óculos de estereoscopia e foi aplicada a Escala de Experiência Subjetiva ao Exercício (EESE) e a Escala Analógica Visual de Dor (EVA). A dor esteve presente em 87,5% do GE e em 37,5% do GC. Nos dois grupos, os maiores escores da EESE foram relacionados ao domínio "bem-estar psicológico", sendo estatisticamente significantes. Desta forma, pode-se concluir que a atividade de imagética motora associada à RV foi satisfatória em promover bem-estar para os indivíduos com LME.

Palavras-chave : Traumatismo da medula espinal; Realidade Virtual; Ajuste emocional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License