SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número2Violência sofrida no trabalho: um estudo com profissionais do setor de urgência e emergência de um hospital do norte do BrasilPerfil Farmacoterapêutico em pacientes internados em um Centro de Terapia Intensiva Adulto de um Hospital Universitário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

TAVARES, Andrea Schettino; COSTA, Liana Fortunato  e  MOREIRA, Denise Lima. Ofensa sexual cometida por adolescentes/jovens adultos. Aletheia [online]. 2021, vol.54, n.2, pp. 82-94. ISSN 1413-0394.  http://dx.doi.org/DOI10.29327/226091.54.2-8.

RESUMO O objetivo deste artigo é discutir a ofensa sexual cometida por adolescentes/jovens adultos e as implicações sociais e jurídicas decorrentes. A adolescência é um período em que ocorrem mudanças significativas e a ofensa sexual é uma questão de saúde pública, complexa e multideterminada. Cometer ofensa sexual na faixa etária entre 16-21 anos traz a necessidade de compreensão contextualizada, pois envolve dimensões jurídicas diferenciadas. Trata-se de uma pesquisa documental com os prontuários de cinco adolescentes atendidos em uma instituição de saúde pública. Os dados foram analisados a partir de categorias que conectam as vitimizações a aspectos sociofamiliares e implicações jurídicas. Os resultados apresentaram a polivitimização na história de vida e um ponto limite de virem a lidar com conjunto de regras de criminalização ou de proteção, de enfrentarem contextos jurídicos com legislações diferentes, quando ainda pertencem ao mesmo contexto familiar e à mesma comunidade. A responsabilização não pode ser a única resposta.

Palavras-chave : adolescente; ofensa sexual; responsabilização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License