SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número2Perfil Farmacoterapêutico em pacientes internados em um Centro de Terapia Intensiva Adulto de um Hospital UniversitárioRelação entre violência interpessoal e discriminação: retrato de uma cultura de ódio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

ARAUJO, Fernanda Ribeiro de et al. Problemas internalizantes em adultos. Aletheia [online]. 2021, vol.54, n.2, pp. 104-111. ISSN 1413-0394.  http://dx.doi.org/DOI10.29327/226091.54.2-10.

RESUMO são escassas as investigações sobre problemas internalizantes em adultos brasileiros. Estudos epidemiológicos apontam que ansiedade e depressão são mais comuns em mulheres. Este estudo apresenta uma investigação com 240 adultos de diferentes municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista, com uso do Adult Self Report . Dados foram analisados por estatística descritiva e inferencial, considerando a variável sexo. Não foram encontradas diferenças significativas entre homens e mulheres da amostra em termos de problemas internalizantes, ansiedade/depressão, retraimento e queixas somáticas. Resultados são discutidos à luz de dados epidemiológicos sobre transtornos mentais em outros recortes populacionais brasileiros. Ficam sugeridos novos estudos com ampliação de amostra.

Palavras-chave : problemas internalizantes; adultos; desenvolvimento humano.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License