SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número2Problemas internalizantes em adultosSexualidade infantil: a percepção de professores de uma escola do município de Osório/RS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Aletheia

versión impresa ISSN 1413-0394

Resumen

GROSZ, Jordana  y  RODRIGUEZ, Sandra Yvonne Spiendler. Relação entre violência interpessoal e discriminação: retrato de uma cultura de ódio. Aletheia [online]. 2021, vol.54, n.2, pp. 112-122. ISSN 1413-0394.  http://dx.doi.org/DOI10.29327/226091.54.2-11.

RESUMO A violência é um problema de saúde pública e, historicamente, sempre foi registrada coexistindo com a experiência humana. O presente estudo teve como objetivo evidenciar a relação entre atos violentos e discriminação. Para alcançar este objetivo, utilizou-se um levantamento de caráter quantitativo, em plataforma online, com amostra composta por 137 sujeitos. Os dados foram analisados a partir de medidas estatísticas descritivas como média, frequência e desvio padrão. Os resultados apontaram que a natureza do ato violento mais lembrada foi a psicológica, com média de 60,58% dos episódios, a relação com algum tipo de discriminação ocorreu em 72,26% das respostas, dentre estas, o machismo foi a discriminação mais relacionada com média de 49,63%. Com os resultados obtidos, foi possível refletir sobre ações preventivas como a principal forma de superação da violência.

Palabras clave : Violência; discriminação; vítimas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License