SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número2Relação entre violência interpessoal e discriminação: retrato de uma cultura de ódioStress e estratégias de coping em estudantes universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

SILVA, Wilian Gomes da  e  BENCHAYA, Mariana Canellas. Sexualidade infantil: a percepção de professores de uma escola do município de Osório/RS. Aletheia [online]. 2021, vol.54, n.2, pp. 123-132. ISSN 1413-0394.  http://dx.doi.org/DOI10.29327/226091.54.2-12.

RESUMO Este estudo teve por objetivo analisar a percepção de professores da educação infantil acerca da sexualidade na infância. Delineou-se uma pesquisa descritiva, exploratória, de cunho qualitativo. Utilizou-se do Grupo Focal (GF) como método de coleta de dados. Dentre os instrumentos utilizados na coleta, fizeram-se presentes a observação-participante, o questionário sociodemográfico e o roteiro de entrevista semiestruturado, elaborado pelos autores. Para a análise dos resultados, recorremos à Análise de Conteúdo (AC) de Bardin. Os resultados apontaram para a presença da sexualidade no dia a dia da educação infantil, deficiências na formação e não contemplação do tema nas formações continuadas ofertadas pelo município.

Palavras-chave : sexualidade infantil; educação infantil; psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License