SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 issue2Child sexuality: the perception of teachers of a school in the municipality of Osório/RSSocial Dominance Orientation (SDO) and Authoritarianism in Adolescents: A Systematic Review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

ABACAR, Mussa; ALIANTE, Gildo  and  ANTONIO, Júlio Frederico. Stress e estratégias de coping em estudantes universitários. Aletheia [online]. 2021, vol.54, n.2, pp. 133-144. ISSN 1413-0394.  http://dx.doi.org/DOI10.29327/226091.54.2-13.

RESUMO Esta pesquisa avaliou o stress e as estratégias de coping em estudantes de uma universidade pública da região norte de Moçambique. Baseou-se na abordagem qualitativa e envolveu 28 estudantes de ambos os sexos, que cursavam o Curso de Licenciatura em Ensino de Filosofia, os quais responderam a uma entrevista semi-estruturada. A análise de conteúdo da informação coletada revelou a predominância de sintomas de stress de natureza psicológica e diversos estressores acadêmicos, nomeadamente: sobrecarga de matéria e de trabalhos acadêmicos, dificuldades financeiras e econômicas, dificuldades na assimilação da matéria, más relações interpessoais, situações familiares, má atuação dos docentes e insucesso acadêmico. Para gerenciar o stress percebido os estudantes recorrem basicamente às estratégias paliativas. Os achados enfatizam a necessidade de delineamento e implementação de políticas institucionais de promoção de saúde mental dos estudantes, centradas na prevenção de stress e no aconselhamento psicológico.

Keywords : Estudante; Ensino superior; Saúde mental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License