SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número2Stress e estratégias de coping em estudantes universitáriosA prática da observação sistemática para a formação do(a) psicólogo(a): relato de experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

MENA, Alejandro Jose; CARDOSO, Nicolas de Oliveira  e  ARGIMON, Irani Iracema De Lima. Orientação à dominância social (SDO) e autoritarismo em adolescentes: Uma revisão sistemática. Aletheia [online]. 2021, vol.54, n.2, pp. 145-156. ISSN 1413-0394.  http://dx.doi.org/DOI10.29327/226091.54.2-14.

RESUMO O estudo do autoritarismo e da orientação à dominância social (SDO) tem virado foco de pesquisas recentemente, devido à sua importância na vida das pessoas. O artigo objetivou investigar a presença dos construtos autoritarismo e SDO em adolescentes e as variáveis comumente associadas, por meio de uma revisão sistemática utilizando o modelo PRISMA . Dois juízes consultaram as bases Pubmed, BVS, Scopus, Web of Science, PsycINFO e EBSCO. Dos 278 artigos encontrados 12 artigos foram selecionados. Identificou-se três categorias: transgeracionalidade, caraterísticas cognitivo-comportamentais, e valores sociopolíticos. Os principais resultados sugerem que a transmissão do autoritarismo e da SDO está associada à relação estabelecida pelos pais, a fatores como a inteligência e a personalidade e a participação em atividades cívicas e sociais. Verificou-se a ausência de estudos experimentais e o predomínio de pesquisas com delineamento quantitativo transversal. É importante a identificação de posicionamentos políticos e visões sobre o mundo durante a adolescência.

Palavras-chave : Autoritarismo; Orientação à dominância social; Adolescência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License