SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número2Orientação à dominância social (SDO) e autoritarismo em adolescentes: Uma revisão sistemáticaEnfrentando o bullying na escola: experiências de intervenções no combate à violência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

FERIANI, Gabriela de Paula; MELO, Camila Vassallo de; OLIVEIRA, Wanderlei Abadio de  e  DELLAZZANA-ZANON, Letícia Lovato. A prática da observação sistemática para a formação do(a) psicólogo(a): relato de experiência. Aletheia [online]. 2021, vol.54, n.2, pp. 157-164. ISSN 1413-0394.  http://dx.doi.org/DOI10.29327/226091.54.2-15.

RESUMO Este estudo tem como objetivo relatar a experiência de duas alunas matriculadas em uma disciplina de estágio básico com foco no desenvolvimento da observação sistemática. A experiência ocorreu em 2016, no contexto do quinto semestre do curso de Psicologia de uma universidade particular do estado de São Paulo. Os alunos matriculados na disciplina deveriam realizar 4 horas de observação e 2 horas de supervisão acadêmica por semana. Nove observações orientadas foram realizadas, partindo-se da observação aleatória até a realização de uma observação sistemática. Os resultados mostraram que a disciplina promoveu a aproximação entre teoria e prática e possibilitou uma integração com outras disciplinas cursadas anteriormente. Verificou-se que o conhecimento adquirido ao longo do semestre, o desenvolvimento pessoal no campo e os avanços percebidos na disciplina foram centrais para a formação profissional das alunas e para a preparação das etapas subsequentes do curso de psicologia - foco da disciplina.

Palavras-chave : observação; estágio curricular; formação em psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License