SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número2A prática da observação sistemática para a formação do(a) psicólogo(a): relato de experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

FARAJ, Suane Pastoriza; COSTABEBER, Luciana Santa Catharina; NASCIMENTO, Kelen Braga do  e  AGUIAR, Luiza Chanças Cardoso de. Enfrentando o bullying na escola: experiências de intervenções no combate à violência. Aletheia [online]. 2021, vol.54, n.2, pp. 165-172. ISSN 1413-0394.  http://dx.doi.org/DOI10.29327/226091.54.2-16.

RESUMO Este trabalho apresenta um relato de experiência de ações realizadas no enfrentamento do bullying, desenvolvidas em uma escola privada do interior do Rio Grande do Sul. As intervenções foram desenvolvidas a partir de três Projetos: Bullying: Somos bonitos pelas nossas diferenças, bullying não é brincadeira e superando o bullying e outras formas de violência. Participaram da ação os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, matriculados na Instituição nos anos de 2016, 2017 e 2018. As intervenções foram desenvolvidas pela psicóloga escolar, acadêmicas de psicologia, pela assistente social e pelas orientadoras educacionais. As ações tiveram como intuito oferecer espaços de informação, diálogo e de reflexão sobre a problemática do bullying, a fim de prevenir situações de violência entre os pares. A partir das ações, os alunos puderam conceituar o fenômeno, analisar suas causas e consequências, diferenciar violência de brincadeiras entre os pares e refletir sobre formas de superar essa problemática.

Palavras-chave : bullying; prevenção; escola.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License