SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número13Constituição do sujeito, subjetividade e identidadeAvaliação na educação superior e trabalho docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Interações

versão impressa ISSN 1413-2907

Resumo

SILVEIRA, Maria da Glória S.. Possíveis raízes teológicas de filosofias pós-modernas. Interações [online]. 2002, vol.7, n.13, pp. 45-53. ISSN 1413-2907.

O artigo busca detectar vestígios teológicos, especialmente agostinianos, na chamada pós-modernidade filosófica, com o intuito de trazer alguma contribuição para o debate atual sobre modernidade e pós-modernidade. Nietzsche, Heidegger, Derrida, Foucault, Wittgenstein, Dewey, Barthes, pensadores reconhecidos como arautos da Filosofia pós-moderna, levaram a efeito um profundo questionamento de antigas certezas ontológicas, epistemológicas, éticas, estéticas. Noções como mente, representação, realidade, fundamento do conhecimento, centrais na epistemologia e no projeto iluminista de modernidade, foram severamente rejeitadas em nome de uma filosofia em que as linguagens ou, mais propriamente as falas, se constituem no meio fluido da experiência na qual são igualmente constituídos os objetos e os sujeitos. Nadamais distante do que isto, do pensamento teológico fundado em verdades reveladas e, portanto, incontestáveis. No entanto, o exame de passagens das "Confissões", de Santo Agostinho, apresentadas neste artigo, revelará certas afinidades surpreendentes entre o texto agostiniano e as perspectivas pósmodernas. A questão que permanece ao final diz respeito à pretensa ruptura entre a pós-modernidade filosófica e aquele território cultural demarcado pela tradição judaico-cristã em que ainda gravita o pensamento moderno.

Palavras-chave : Filosofia; Teologia; Modernidade; Pós-modernidade; Epistemologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )