SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número13Possíveis raízes teológicas de filosofias pós-modernasPaternidade na adolescência e os fatores de risco e de proteção para a violência na interação pai-criança índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Interações

versión impresa ISSN 1413-2907

Resumen

MANCEBO, Deise  y  ROCHA, Marisa Lopes da. Avaliação na educação superior e trabalho docente. Interações [online]. 2002, vol.7, n.13, pp. 55-75. ISSN 1413-2907.

O artigo apresenta os resultados de uma investigação que se propôs a analisar a avaliação superior no Brasil, nos últimos 20 anos, e as repercussões das práticas avaliativas no trabalho docente. Para tal, foram consultados documentos oficiais, a legislação do período e a produção escrita presente em 27 periódicos nacionais de educação. A análise desta documentação comprovou que, na universidade brasileira, podem-se localizar múltiplas práticas avaliativas, remetendo a um cenário de tensões entre concepções distintas. Verificou-se que a hegemonia na implementação de propostas de avaliação tem cabido aos aparelhos governamentais, no contexto da reforma gerencial do Estado brasileiro, para o que têm feito uso de meticulosa legislação. Ao final, são discutidos alguns efeitos da avaliação no trabalho docente, especialmente a redefinição do contexto social do conhecimento, as mudanças que vêm afetando o papel do corpo docente, as reformulações geradas no perfil institucional e nas próprias metas da universidade.

Palabras clave : Avaliação; Educação superior; Trabalho docente; Universidade; Trabalho e educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )