SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue13Evaluation in the higher education and teacher's workThe feminist, her mother, children and grandchildren author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Interações

Print version ISSN 1413-2907

Abstract

LEVANDOWSKI, Daniela Centenaro; ANTONI, Clarissa de; KOLLER, Sílvia Helena  and  PICCININI, Cesar Augusto. Paternidade na adolescência e os fatores de risco e de proteção para a violência na interação pai-criança. Interações [online]. 2002, vol.7, n.13, pp. 77-100. ISSN 1413-2907.

Este artigo apresenta uma revisão sobre a paternidade na adolescência e suas implicações para a interação entre pai e filho(a), em particular para eventuais riscos de comportamentos violentos. São abordados alguns aspectos relacionados à interação do pai adolescente com o seu filho(a) e os fatores de risco e proteção para a ocorrência de violência nesse contexto. A literatura aponta que fatores individuais, relacionais e contextuais tanto do pai como da criança podem influenciar este fenômeno. Embora alguns autores apontem para os riscos de violência em situações envolvendo a paternidade adolescente, poucos são os estudos e as evidências que apóiam esta relação. A violência é um fenômeno multidimensional e, embora a paternidade de jovens possa contribuir para o seu surgimento, diversos fatores de proteção podem coexistir, impedindo o surgimento de violência nessas situações.

Keywords : Adolescência; Paternidade; Violência; Interação pai-filho.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )