SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número13Avaliação na educação superior e trabalho docenteA feminista, sua mãe, seus filhos e netos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Interações

versão impressa ISSN 1413-2907

Resumo

LEVANDOWSKI, Daniela Centenaro; ANTONI, Clarissa de; KOLLER, Sílvia Helena  e  PICCININI, Cesar Augusto. Paternidade na adolescência e os fatores de risco e de proteção para a violência na interação pai-criança. Interações [online]. 2002, vol.7, n.13, pp. 77-100. ISSN 1413-2907.

Este artigo apresenta uma revisão sobre a paternidade na adolescência e suas implicações para a interação entre pai e filho(a), em particular para eventuais riscos de comportamentos violentos. São abordados alguns aspectos relacionados à interação do pai adolescente com o seu filho(a) e os fatores de risco e proteção para a ocorrência de violência nesse contexto. A literatura aponta que fatores individuais, relacionais e contextuais tanto do pai como da criança podem influenciar este fenômeno. Embora alguns autores apontem para os riscos de violência em situações envolvendo a paternidade adolescente, poucos são os estudos e as evidências que apóiam esta relação. A violência é um fenômeno multidimensional e, embora a paternidade de jovens possa contribuir para o seu surgimento, diversos fatores de proteção podem coexistir, impedindo o surgimento de violência nessas situações.

Palavras-chave : Adolescência; Paternidade; Violência; Interação pai-filho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )