SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número14Da comunicação do afetoao afeto da comunicação: as cartas de fãs de telenovelas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Interações

versão impressa ISSN 1413-2907

Resumo

ADVINCULA, Iaraci. O ser-no-mundo-com-os-outros e as experiências desalojadoras do eu. Interações [online]. 2002, vol.7, n.14, pp. 11-34. ISSN 1413-2907.

Este texto problematiza, a partir do conceito de “experiências desalojadoras do eu”, a condição do ser-no-mundo. Para isso, vai trabalhar com a angústia heideggeriana como o fundamento do Dasein, ou o modo do ser do homem. Inicia suas questões com experiências clínicas da autora e analisa um texto literário no qual as relações familiares são enfocadas como pano de fundo para as evidências da periculosidade da existência. Constrói uma teia de suporte teórico para a compreensão do psiquismo humano com base nas formulações de Donald Winnicott. Finalmente encerra suas elaborações apontando para o “espaço intermediário” como próprio do humano.

Palavras-chave : Experiências desalojadoras do eu; Ser-no-mundo; Condição humana; Experiências clínicas; Relações familiares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )