SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número14O ser-no-mundo-com-os-outros e as experiências desalojadoras do euO sujeito, a racionalidadee o discurso pedagógico da modernidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Interações

versão impressa ISSN 1413-2907

Resumo

GORRESE, Gisela  e  JABLONSKI, Bernardo. Da comunicação do afetoao afeto da comunicação: as cartas de fãs de telenovelas. Interações [online]. 2002, vol.7, n.14, pp. 35-58. ISSN 1413-2907.

Analisamos o conteúdo de 70 cartas endereçadas ao ator protagonista de recente telenovela. Nossa pesquisa procurou estudar as estratégias utilizadas pelos fãs e suas tentativas de singularização entre os milhares de fãs que enviam esse tipo de correspondência. Nossa investigação - que utilizou um referencial teórico per­tencente a diferentes campos, tais como a sociologia, a teoria da comunicação de massa e a filosofia, além da psicologia social - mostrou a presença forte da mani­festação do amor romântico, cujas características de idealização - a certeza de que este é o ideal supremo a ser conquistado e vivido por cada sujeito - emergiu “entre as linhas” do discurso da fã. A carta funciona como uma possibilidade de elabora­ção afetiva e de exercício de subjetividade.

Palavras-chave : Cartas; Meios de comunicação de massa; Novelas; Amor ro­mântico; Subjetividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )