SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número14Da comunicação do afetoao afeto da comunicação: as cartas de fãs de telenovelasEpisódios de atenção conjunta em um contexto de brincadeira livre índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Interações

versão impressa ISSN 1413-2907

Resumo

LIMA, João Francisco Lopes de. O sujeito, a racionalidadee o discurso pedagógico da modernidade. Interações [online]. 2002, vol.7, n.14, pp. 59-84. ISSN 1413-2907.

Este artigo estrutura sua abordagem a partir da compreensão da educação moderna como um produto das interferências iluministas, sintetizadas no que se chamou Modernidade. Racionalidade científica e metafísica da subjetividade são as referências primeiras da pedagogia moderna. A metafísica da subjetividade in-corpora o conceito de sujeito epistêmico ao processo educativo. A compreensão de um sujeito universal, dotado de razão e de suas propriedades universais e idênticas em todo o indivíduo, passa a ser o solo em que se movimentam as teorias pedagógicas. O processo educativo, influenciado pela racionalidade científica, é cercado pela pedagogia do método e das técnicas de ensino como forma de assegurar a apropriação, pelo sujeito epistêmico, dos conteúdos culturais reproduzidos pela escola. Em sua abordagem, o presente estudo busca, no pensamento de Kant, Rousseau e Herbart, os conteúdos estruturantes do discurso pedagógico moderno, embora reconheça que ele não possua uma unidade interna. Os vínculos entre a compreensão de sujeito e de racionalidade e a formulação de um discurso pedagógico para que a educação possa dar conta das tarefas que recebeu da modernidade se apresentam como objeto deste estudo.

Palavras-chave : Educação; Discurso pedagógico; Modernidade; Racionalidade; Subjetividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )