SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número14O sujeito, a racionalidadee o discurso pedagógico da modernidadeO lugar das crenças e valores societais na formação da consciência política entre trabalhadores e trabalhadoras rurais sem-terra índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Interações

versión impresa ISSN 1413-2907

Resumen

BRAZ, Fabíola de Sousa  y  SALOMAO, Nádia Maria Ribeiro. Episódios de atenção conjunta em um contexto de brincadeira livre. Interações [online]. 2002, vol.7, n.14, pp. 85-104. ISSN 1413-2907.

O objetivo deste estudo foi verificar a freqüência de episódios de atenção conjunta em um contexto de brinquedo livre, em função do gênero da criança, observando as verbalizações utilizadas pelas mães para manter ou redirecionar a atenção da criança para um dado evento do contexto. Características individuais infantis, como o gênero, foram apontadas como um dos responsáveis por variações na duração de atenção conjunta durante contextos de troca lingüística. Participaram desse estudo 16 díades mãecriança, distribuídas igualmente quanto ao gênero. As díades foram filmadas em ambiente natural, durante vinte minutos, em uma situação de brincadeira livre. As freqüências de episódios de atenção conjunta foram separadas e quantificada/s por meio do contador de tempo do próprio videotape. Os resultados indicaram que não houve diferença significativa nas freqüências dos episódios de atenção conjunta das díades mãesmeninos e mãesmeninas. Esses resultados foram discutidos, considerando os contextos nos quais as interações ocorreram.

Palabras clave : Interação mãecriança; Atenção conjunta; Estilos lingüísticos; Gênero; Redirecionamento de atenção.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )