SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número14Episódios de atenção conjunta em um contexto de brincadeira livreReflexões sobre a criação e o fechamento de um hospital-dia no contexto da reforma psiquiátrica em São Paulo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Interações

versión impresa ISSN 1413-2907

Resumen

SILVA, Alessandro Soares da. O lugar das crenças e valores societais na formação da consciência política entre trabalhadores e trabalhadoras rurais sem-terra. Interações [online]. 2002, vol.7, n.14, pp. 105-130. ISSN 1413-2907.

O presente artigo procura entender o lugar das crenças e valores societais na formação da consciência política de trabalhadores e trabalhadoras sem-terra vinculados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-terra - MST. Para tanto, lançamos mão de dados recolhidos em acampamento de sem-terra situados em São Paulo. Nossa análise dos dados pautou-se no modelo analítico da Consciência Política proposto pelo psicólogo político Salvador Sandoval e na Teoria Social do self, de George Herbert Mead. Participaram deste estudo seis famílias de acampados do MST.

Palabras clave : Crenças e valores societais; Consciência política; Movimentos sociais agrários; Participação política; Psicologia política.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )