SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue14The place of beliefs and societal expectations in the formation of political consciousness among workers and landless rural workersThe financial crisis argentina, read from the point of view of politics and the history author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Interações

Print version ISSN 1413-2907

Abstract

SILVA, Laura Belluzzo de Campos. Reflexões sobre a criação e o fechamento de um hospital-dia no contexto da reforma psiquiátrica em São Paulo. Interações [online]. 2002, vol.7, n.14, pp. 131-154. ISSN 1413-2907.

Este trabalho tem como objetivo relatar o processo de criação, funcionamento e fechamento de um Hospital-Dia da rede pública estadual, situado na cidade de São Paulo, que há dez anos vinha oferecendo atendimento de qualidade a psicóticos, neuróticos graves e seus familiares, segundo todos os critérios exigidos pela reformulação da assistência psiquiátrica no país: desospitalização, integração do usuário à comunidade e ressocialização, por meio de intervenção em equipe multiprofissional centrada em uma visão multidisciplinar da doença mental. Além da intenção de deixar registradas a indignação e a perplexidade diante do desmantelamento de um equipamento que vinha funcionando bem, é interesse deste artigo analisar os efeitos paradoxais das políticas públicas de saúde mental no Brasil, situando-os nas linhas de força clínico-políticas mais amplas que constituíram a configuração atual do campo psiquiátrico.

Keywords : Políticas de saúde mental; Reforma psiquiátrica; Hospital-dia; Equipe multiprofissional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )