SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue15The woman, her physician and the psychotropic drug: a web of inaterfaces and subjectivity production in public health services author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Interações

Print version ISSN 1413-2907

Abstract

NOVAES, Joana V.  and  VILHENA, Junia de. De Cinderela a moura torta: sobre a relação mulher, beleza e feiúra. Interações [online]. 2003, vol.8, n.15, pp. 9-36. ISSN 1413-2907.

O presente trabalho busca explicitar como as atitudes em relação à feiúra, quer seja ver-se feio ou atribuir feiúra ao outro, revelam maneiras na forma de lidar com o corpo, que por sua vez produzem vínculos sociais até então não evidenciados. A feiúra é atualmente uma das formas mais presentes de exclusão social feminina. As autoras ressaltam como a imagem da mulher e do feminino continua associada à da beleza, havendo cada vez menos tolerância para os desvios nos padrões estéticos socialmente estabelecidos. Tomando a gordura como o paradigma da feiúra, apontam para os processos de exclusão vividos por aqueles que nela se enquadram. O trabalho é ilustrado com algumas falas colhidas em pesquisas anteriores realizadas por uma das autoras.

Keywords : Mulher; Beleza; Feiúra; Gordura; Regulação social; Preconceito.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )