SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue15From swan to ugly duckling: on the relationship of woman, beauty and uglinessDebate on psychical transmission: a short trajectory of psychoanalytical and systemic views author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Interações

Print version ISSN 1413-2907

Abstract

CARVALHO, Lúcia de Fátima  and  DIMENSTEIN, Magda. A mulher, seu médico e o psicotrópico: redes de interfaces e a produção desubjetividade nos serviços de saúde. Interações [online]. 2003, vol.8, n.15, pp. 37-64. ISSN 1413-2907.

O presente trabalho procura investigar o significado e a função atribuídos ao uso de medicamentos ansiolíticos, por mulheres usuárias e médicos clínicos gerais. Tenta examinar a relação que se estabelece entre a usuária do medicamento, o médico prescritor e o medicamento utilizado, a fim de compreender como esse significado é construído no âmbito da saúde pública. A investigação foi realizada no serviço público de saúde da cidade de Natal/RN com dezesseis mulheres usuárias de medicamentos ansiolíticos, atendidas em diferentes postos de saúde do município, e com oito médicos clínicos gerais. Utilizamos como instrumento de pesquisa com as mulheres um roteiro de entrevista semi-estruturado focado nos seguintes eixos: os motivos do uso do medicamento, as expectativas em relação a esse uso, a resolutividade dos problemas. Com os profissionais o roteiro esteve ancorado na visão do clínico a respeito do medicamento e da usuária. Procuramos abordar as queixas recebidas, o tratamento proposto, a eficácia do remédio, os outros recursos utilizados além do medicamento e a dinâmica existente na sua relação com a mulher usuária.

Keywords : Psicotrópico; Mulher; Subjetividade; Serviço de saúde; Médico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )