SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número15De Cinderela a moura torta: sobre a relação mulher, beleza e feiúraA transmissão psíquica em debate: breve roteiro das concepçõespsicanalítica e sistêmica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Interações

versión impresa ISSN 1413-2907

Resumen

CARVALHO, Lúcia de Fátima  y  DIMENSTEIN, Magda. A mulher, seu médico e o psicotrópico: redes de interfaces e a produção desubjetividade nos serviços de saúde. Interações [online]. 2003, vol.8, n.15, pp. 37-64. ISSN 1413-2907.

O presente trabalho procura investigar o significado e a função atribuídos ao uso de medicamentos ansiolíticos, por mulheres usuárias e médicos clínicos gerais. Tenta examinar a relação que se estabelece entre a usuária do medicamento, o médico prescritor e o medicamento utilizado, a fim de compreender como esse significado é construído no âmbito da saúde pública. A investigação foi realizada no serviço público de saúde da cidade de Natal/RN com dezesseis mulheres usuárias de medicamentos ansiolíticos, atendidas em diferentes postos de saúde do município, e com oito médicos clínicos gerais. Utilizamos como instrumento de pesquisa com as mulheres um roteiro de entrevista semi-estruturado focado nos seguintes eixos: os motivos do uso do medicamento, as expectativas em relação a esse uso, a resolutividade dos problemas. Com os profissionais o roteiro esteve ancorado na visão do clínico a respeito do medicamento e da usuária. Procuramos abordar as queixas recebidas, o tratamento proposto, a eficácia do remédio, os outros recursos utilizados além do medicamento e a dinâmica existente na sua relação com a mulher usuária.

Palabras clave : Psicotrópico; Mulher; Subjetividade; Serviço de saúde; Médico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )