SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue15Debate on psychical transmission: a short trajectory of psychoanalytical and systemic viewsThe use of computers on psychological assessment: an investigation of its influence about individual performance on a numeric reasoning test (RN) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Interações

Print version ISSN 1413-2907

Abstract

BARBOSA, Maria Nadeje Pereira. Considerações acerca dasobredeterminação do sintoma fóbico no caso Hans. Interações [online]. 2003, vol.8, n.15, pp. 81-104. ISSN 1413-2907.

O presente trabalho trata do fenômeno da sobredeterminação no sintoma fóbico, tomando como referência o texto Análise da fobia de um menino de cinco anos, de S. Freud. Situando-o em um contexto caracterizado pela confirmação das hipóteses freudianas sobre a sexualidade infantil, busca-se refletir sobre a sobredeterminação do sintoma fóbico da Hans a partir de uma multiplicidade de vias de associação que se entrecruzam, seja por semelhança, seja por contigüidade. O resultado é o deslocamento da significação do sintoma sobre cada um dos protagonistas da novela familiar de Hans (pai, mãe e irmã), inclusive o próprio Freud, e a formação de um complexo sintomático ligado a elementos mais ou menos inconscientes. Analisa-se detidamente os diversos momentos de engendramento e consolidação do sintoma fóbico do menino, assim como seu vínculo com as figuras parentais. Finalmente, são rastreadas as vicissitudes de Hans na busca de sentido de uma problemática sexual, em particular a origem e o desenvolvimento da pulsão de saber, os obstáculos que se interpõem no seu livre curso, assim como o processo de reconhecimento da diferença entre os sexos.

Keywords : Freud; Psicanálise; Fobia; Sobredeterminação; Teorias sexuais infantis.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )