SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue15Considerations on the over-determination of phobic symptom in Hans' case author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Interações

Print version ISSN 1413-2907

Abstract

ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Uso de computadores na avaliação psicológica: estudo de sua influência sobre o desempenho individual em um teste de raciocínio numérico (RN). Interações [online]. 2003, vol.8, n.15, pp. 105-124. ISSN 1413-2907.

O uso de testes computadorizados por psicólogos exige uma análise prévia de suas características métricas, assim como do desempenho dos sujeitos. Dessa forma, investigou-se a influência da informatização de um Teste de Raciocínio Numérico (RN) sobre o desempenho individual de estudantes do ensino médio. Utilizou-se uma amostra de 143 alunos, divididos randomicamente em dois grupos, sendo um controle (versão lápis-papel) e outro experimental (versão computadorizada). Os resultados indicaram a existência de diferenças estatisticamente significativas entre o desempenho dos grupos, considerando-se as variáveis gênero e idade. Sugere-se a elaboração de normas diferenciadas para os dois formatos do Teste RN (lápis-papel versus computadorizado), considerando-se as referidas variáveis.

Keywords : Psicometria; Teste psicológico informatizado; Avaliação psicológica; Raciocínio numérico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )