SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número15Considerações acerca dasobredeterminação do sintoma fóbico no caso Hans índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Interações

versão impressa ISSN 1413-2907

Resumo

ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Uso de computadores na avaliação psicológica: estudo de sua influência sobre o desempenho individual em um teste de raciocínio numérico (RN). Interações [online]. 2003, vol.8, n.15, pp. 105-124. ISSN 1413-2907.

O uso de testes computadorizados por psicólogos exige uma análise prévia de suas características métricas, assim como do desempenho dos sujeitos. Dessa forma, investigou-se a influência da informatização de um Teste de Raciocínio Numérico (RN) sobre o desempenho individual de estudantes do ensino médio. Utilizou-se uma amostra de 143 alunos, divididos randomicamente em dois grupos, sendo um controle (versão lápis-papel) e outro experimental (versão computadorizada). Os resultados indicaram a existência de diferenças estatisticamente significativas entre o desempenho dos grupos, considerando-se as variáveis gênero e idade. Sugere-se a elaboração de normas diferenciadas para os dois formatos do Teste RN (lápis-papel versus computadorizado), considerando-se as referidas variáveis.

Palavras-chave : Psicometria; Teste psicológico informatizado; Avaliação psicológica; Raciocínio numérico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )