SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue16Family models and therapeutic approachDecline of erotism in brazilian cinema author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Interações

Print version ISSN 1413-2907

Abstract

PICCININI, Cesar A. et al. O bebê imaginário e as expectativas quanto ao futuro do filho em gestantes adolescentes e adultas. Interações [online]. 2003, vol.8, n.16, pp. 81-108. ISSN 1413-2907.

O presente estudo investigou o bebê imaginário e as expectativas quanto ao futuro do filho em gestantes adolescentes e adultas. Participaram 21 gestantes primíparas, sendo 11 adolescentes e 10 adultas. Por meio de uma entrevista individual investigou-se a reação inicial quanto ao sexo do bebê, o processo de escolha do nome, as características físicas e emocionais imaginadas, bem como as expectativas quanto ao jeito de ser e ao futuro. De modo geral, as adolescentes revelaram maior dificuldade para descrever suas percepções sobre o bebê do que as adultas. Além disso, suas expectativas quanto ao futuro do bebê estavam muito ligadas ao desejo de não repetição de sua própria história de gravidez precoce, o que não apareceu entre as adultas. Apesar de algumas diferenças, a expectativa inicial, que sugeria diferenças expressivas entre os grupos, foi pouco corroborada, pois muitas semelhanças apareceram entre os grupos.

Keywords : Gestação; Adolescência; Bebê imaginário; Expectativas maternas; Gestantes primíparas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )