SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número17Causalidade, relações funcionais e contextualismo: algumas indagações a partir do behaviorismo radical índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Interações

versión impresa ISSN 1413-2907

Resumen

COELHO JUNIOR, Nelson Ernesto  y  FIGUEIREDO, Luís Cláudio. Figuras da intersubjetividade na constituição subjetiva: dimensões da alteridade. Interações [online]. 2004, vol.9, n.17, pp. 9-28. ISSN 1413-2907.

Este artigo apresenta uma nova caracterização do conceito e da experiência da intersubjetividade a partir de quatro matrizes que consideramos como figuras organizadoras e elucidativas de diferentes dimensões da alteridade. As quatro matrizes são apresentadas a partir de referências centrais a seus patronos na filosofia, na psicologia e na psicanálise: 1- intersubjetividade trans-subjetiva (Scheler, Heidegger, Merleau-Ponty); 2- intersubjetividade traumática (Lévinas); 3- intersubjetividade interpessoal (G. H. Mead); "intersubjetividade" intrapsíquica (Freud, Klein, Fairbairn, Winnicott). Entende-se que as matrizes intersubjetivas indicam dimensões de alteridade que nunca ocupam de forma pura e exclusiva o campo das experiências humanas. As quatro matrizes propostas precisam ser concebidas como elementos simultâneos nos diferentes processos de constituição e elaboração subjetivas.

Palabras clave : Intersubjetividade; Alteridade; Filosofia; Psicanálise; Psicologia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )