SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número17Figuras da intersubjetividade na constituição subjetiva: dimensões da alteridadeEncarnação da subjetividade/ Subjetivação da carne: notas sobre a alteridade e o corpo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Interações

versión impresa ISSN 1413-2907

Resumen

CARRARA, Kester. Causalidade, relações funcionais e contextualismo: algumas indagações a partir do behaviorismo radical. Interações [online]. 2004, vol.9, n.17, pp. 29-54. ISSN 1413-2907.

O presente artigo caracteriza-se como estudo teórico acerca das possibilidades identificadas nos instrumentos conceituais do contextualismo de Stephen C. Pepper para subsidiar a ampliação do foco de análise das interações sociais por analistas do comportamento. Examina-se o conceito de metáforas-raiz, a idéia de ato ou comportamento-no-contexto e o papel distintivo das relações funcionais priorizadas pelo Behaviorismo Radical em contrapartida à opção clássica da causalidade linear. Resultam cogitações, embasadas na literatura dos últimos quinze anos sobre relações contextualismo-behaviorismo, quanto a algumas características científica e socialmente relevantes e capazes de sinalizar para novas reflexões teóricas e para consolidação de programas de pesquisa orientados para aampliação de vínculo ao compromisso ético-social dessa abordagem psicológica.

Palabras clave : Análise do comportamento; Relações funcionais; Contextualismo; Compromisso social; Behaviorismo radical.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )