SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue17Psychologists at basic health units: professional training and practiceThe developmental dyslexia: neuropsychological and cognitive aspects author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Interações

Print version ISSN 1413-2907

Abstract

ZANELLA, Andréa Vieira; ROS, Sílvia Zanatta da; REIS, Alice Casanova dos  and  FRANCA, Kelly Bedin. Doce, pirâmide ou flor?: o processo de produção de sentidos em um contexto de ensinar e aprender. Interações [online]. 2004, vol.9, n.17, pp. 91-108. ISSN 1413-2907.

Este texto discute o processo de produção de sentidos sobre o produto de uma atividade estética em uma situação formal de ensinar e aprender. Tal atividade foi proposta a acadêmicos matriculados em uma disciplina do curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Os procedimentos escolhidos para coleta e análise de dados foram a videografia e a análise microgenética. A atenção centrou-se no diálogo estabelecido entre professoras e alunos no decorrer da atividade e na produção de uma das participantes, enfatizando as mediações engendradas e seus resultados. As reflexões fundamentaram-se nas contribuições de Vigotski, especificamente nas discussões sobre o processo de produção/apropriação de sentidos e a constituição do sujeito. Como resultado foram identificados elementos indicadores das mediações ali objetivadas e do processo vivido pela protagonista da situação, que resultou no reconhecimento de si como capaz de produzir criativamente algo que engendra múltiplos senti-dos para os sujeitos em relação.

Keywords : Criatividade; Ensinar e aprender; Produção de sentidos; Constituição do sujeito; Vigotski.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )