SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número17O psicólogo nas unidades básicas de saúde: formação acadêmica e prática profissionalAs dislexias de desenvolvimento: aspectos neuropsicológicos e cognitivos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Interações

versión impresa ISSN 1413-2907

Resumen

ZANELLA, Andréa Vieira; ROS, Sílvia Zanatta da; REIS, Alice Casanova dos  y  FRANCA, Kelly Bedin. Doce, pirâmide ou flor?: o processo de produção de sentidos em um contexto de ensinar e aprender. Interações [online]. 2004, vol.9, n.17, pp. 91-108. ISSN 1413-2907.

Este texto discute o processo de produção de sentidos sobre o produto de uma atividade estética em uma situação formal de ensinar e aprender. Tal atividade foi proposta a acadêmicos matriculados em uma disciplina do curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Os procedimentos escolhidos para coleta e análise de dados foram a videografia e a análise microgenética. A atenção centrou-se no diálogo estabelecido entre professoras e alunos no decorrer da atividade e na produção de uma das participantes, enfatizando as mediações engendradas e seus resultados. As reflexões fundamentaram-se nas contribuições de Vigotski, especificamente nas discussões sobre o processo de produção/apropriação de sentidos e a constituição do sujeito. Como resultado foram identificados elementos indicadores das mediações ali objetivadas e do processo vivido pela protagonista da situação, que resultou no reconhecimento de si como capaz de produzir criativamente algo que engendra múltiplos senti-dos para os sujeitos em relação.

Palabras clave : Criatividade; Ensinar e aprender; Produção de sentidos; Constituição do sujeito; Vigotski.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )