SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número17Doce, pirâmide ou flor?: o processo de produção de sentidos em um contexto de ensinar e aprenderO papel desempenhado pela justiça na história de uma família com denúncia de violência sexual índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Interações

versión impresa ISSN 1413-2907

Resumen

SALLES, Jerusa Fumagalli de; PARENTE, Maria Alice de Mattos Pimenta  y  MACHADO, Simone da Silva. As dislexias de desenvolvimento: aspectos neuropsicológicos e cognitivos. Interações [online]. 2004, vol.9, n.17, pp. 109-132. ISSN 1413-2907.

Esta revisão de literatura discute várias pesquisas sobre dislexias de desenvolvimento, focalizando as dificuldades de sua definição. Os fatores causais foram classificados em extrínsecos (correlações com o funcionamento cerebral, fatores genéticos, características constitucionais) e intrínsecos (cognitivo-lingüísticos) às dislexias. A concepção teórica adotada é a da Psicologia Cognitiva e a da Neuropsicologia Cognitiva. A partir dessa revisão da literatura, analisamos a possibilidade dessa perspectiva teórica fornecer maiores subsídios para uma intervenção efetiva com as crianças disléxicas.

Palabras clave : Dislexia de desenvolvimento; Leitura; Psicologia cognitiva; Neuropsicologia; Intervenção.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )