SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número17As dislexias de desenvolvimento: aspectos neuropsicológicos e cognitivos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Interações

versión impresa ISSN 1413-2907

Resumen

SANTOS, Viviane Amaral dos  y  COSTA, Liana Fortunato. O papel desempenhado pela justiça na história de uma família com denúncia de violência sexual . Interações [online]. 2004, vol.9, n.17, pp. 133-154. ISSN 1413-2907.

Este texto apresenta parte dos resultados obtidos em uma pesquisa realizada no contexto da Justiça, mais especificamente no âmbito de um estudo psicossocial de uma família com crianças que sofreram violência sexual. O objetivo foi apreender quais os possíveis significados atribuídos à Justiça, às experiências vividas pela família e, finalmente, qual o papel desempenhado pela Justiça na história de vida dessa família. Para tanto, buscou-se focalizar a narrativa da família, constituída a partir da fala e dos comportamentos dos sujeitos. A discussão teve como base os resultados obtidos por meio da aplicação da técnica projetiva de colagem. A análise das informações foi realizada segundo a proposta da hermenêutica de profundidade; os resultados apontam para o valor simbólico e objetivo do papel desempenhado pela Justiça na história da família participante da pesquisa.

Palabras clave : Justiça; Família; Violência sexual; Significados; Estudo psicossocial.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )