SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número18Basaglia em desuso? ou notas sobre a importância de dialogar com basaglia e basaglianosSexualidade na adolescência: um estudo sobre jovens homens índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Interações

versão impressa ISSN 1413-2907

Resumo

TRAVERSO-YEPEZ, Martha  e  MEDEIROS, Luciana Fernandes De. Tremendo diante da vida: um estudo de caso sobre a doença dos nervos. Interações [online]. 2004, vol.9, n.18, pp. 87-108. ISSN 1413-2907.

Termos como doença dos nervos são freqüentemente usados nos serviços de saúde pública, e referem-se normalmente a um problema que se caracteriza por múltiplas queixas, como dores generalizadas e sensações corporais diversas, além de sintomas de depressão e/ou ansiedade. O estudo de caso teve lugar em uma unidade de saúde na cidade de Natal/RN, sendo a participante uma mulher casada de 38 anos, dona de casa e mãe de dois filhos. Ao longo das entrevistas observou-se que o processo dialógico desenvolvido promoveu uma reflexão sobre seu problema e sobre si mesma, gerando narrativas nas quais o sofrimento foi progressivamente relacionado às limitações sócioestruturais do contexto. Evidencia-se, nesse processo, o papel estruturador da linguagem, que aos poucos contribui para uma melhor organização do discurso. Fica clara a relevância de promover espaços para o livre-falar, em que o psicólogo possa atuar como mediador, facilitando a construção de novos sentidos sobre a experiência.

Palavras-chave : Doença dos nervos; Processos de significação; Narrativas; Papel do psicólogo; Estudo de caso.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )