SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue18Trembling before life: a case study about nervesAnalisys of referral of children with school complaints by the public schools in Caxias do Sul author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Interações

Print version ISSN 1413-2907

Abstract

TONELI, Maria Juracy Filgueiras  and  VAVASSORI, Mariana Barreto. Sexualidade na adolescência: um estudo sobre jovens homens. Interações [online]. 2004, vol.9, n.18, pp. 153-175. ISSN 1413-2907.

Este artigo tem como objetivo discutir as práticas sexuais e alguns valores a elas associados por estudantes do sexo masculino de ensino médio, entre 15 e 19 anos, em Florianópolis/SC. Na pesquisa sobre a qual se fundamenta a presente discussão foi utilizado questionário aplicado em sala de aula. Os resultados, analisados sob um enfoque de gênero, apontam mudanças e permanências no comportamento sexual dos jovens em relação às gerações passadas. Entre as permanências destacase a idéia de que o uso do preservativo masculino interfere no prazer sexual, e a justificativa de que seu uso não é necessário quando se confia na parceira.

Keywords : Adolescência; Sexualidade; Gênero; Direitos sexuais e reprodutivos; Masculino.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )