SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número18Tremendo diante da vida: um estudo de caso sobre a doença dos nervosAnálise dos encaminhamentos de crianças com queixa escolar da rede municipal de ensino de Caxias do Sul índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Interações

versión impresa ISSN 1413-2907

Resumen

TONELI, Maria Juracy Filgueiras  y  VAVASSORI, Mariana Barreto. Sexualidade na adolescência: um estudo sobre jovens homens. Interações [online]. 2004, vol.9, n.18, pp. 153-175. ISSN 1413-2907.

Este artigo tem como objetivo discutir as práticas sexuais e alguns valores a elas associados por estudantes do sexo masculino de ensino médio, entre 15 e 19 anos, em Florianópolis/SC. Na pesquisa sobre a qual se fundamenta a presente discussão foi utilizado questionário aplicado em sala de aula. Os resultados, analisados sob um enfoque de gênero, apontam mudanças e permanências no comportamento sexual dos jovens em relação às gerações passadas. Entre as permanências destacase a idéia de que o uso do preservativo masculino interfere no prazer sexual, e a justificativa de que seu uso não é necessário quando se confia na parceira.

Palabras clave : Adolescência; Sexualidade; Gênero; Direitos sexuais e reprodutivos; Masculino.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )