SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue19Homossexual social movements: building collective identity between economy and culture, a case study of two brazilian groups author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Interações

Print version ISSN 1413-2907

Abstract

JACO-VILELA, Ana Maria; ESPIRITO SANTO, Adriana Amaral do  and  PEREIRA, Vivian Ferraz Studart. Medicina legal nas teses da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro (1830-1930): o encontro entre medicina e direito, uma das condições de emergência da psicologia jurídica. Interações [online]. 2005, vol.10, n.19, pp. 9-34. ISSN 1413-2907.

Sabendo-se que a Psiquiatria no Brasil constituiu-se a partir da Medicina Legal, o artigo analisa as teses de Medicina Legal da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, defendidas nos anos de 1832-1930. Durante esse período as teses eram obrigatórias para a obtenção do título de Doutor em Medicina, isto é, para a conclusão do curso médico. Apresentam-se as principais idéias psiquiátricas européias - notadamente Pinel, Morel e Lombroso - e seu desdobramento nas teses. Acrescenta-se também o pensamento nelas presente acerca do papel social dos médicos. O início do Manicômio Judiciário no Brasil é apresentado rapidamente, indicando-se em seguida a gênese do campo da Psicologia Jurídica, vista então como forma instrumental de auxílio ao psiquiatra na determinação das características não só do réu ou criminoso, mas também da criança e do doente.

Keywords : Teses da Faculdade de Medicina; Medicina legal; Psiquiatria; Psicologia jurídica; Degeneração.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )