SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número19Movimentos homossexuais: a constituição da identidade coletiva entre a economia e a cultura. O caso de dois grupos brasileirosSobre a ternura, noção esquecida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Interações

versão impressa ISSN 1413-2907

Resumo

FONTENELLE, Isleide Arruda. O trabalho da ilusão: produção, consumo e subjetividade na sociedade contemporânea. Interações [online]. 2005, vol.10, n.19, pp. 63-86. ISSN 1413-2907.

Este artigo apresenta algumas reflexões para o campo da Psicologia Social, que procura pensar os aspectos contemporâneos relacionados ao mundo do trabalho e do consumo. Partindo-se daquilo que a autora considera uma"nova organização social da ilusão", busca-se compreender a nova organização da produção que a ela lhe corresponde, bem como as implicações subjetivas desta nova configuração sócio­produtiva. À luz do conceito de fetichismo, presente no pensamento social e psicanalítico, a autora discute a passagem do"valor-trabalho" ao"valor-experiência", tão presente nos novos formatos de negócios que veiculam"experiências" e não produtos, e que altera drasticamente o fetiche como conceito teórico, bem como as formas subjetivas de lidar com a questão.

Palavras-chave : Consumo; Produção; Imagem; Experiência; Fetichismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )